quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pin up , Burlesque , Vintage e Retrô

Burlesque, o estilo antecessor da Pin up. O termo vem de Burla, que significa sátira. Surgiu na França, o espetáculo tinha por objetivo satirizar, com um leve erotismo, a sociedade. Atualmente, a maior representante é Dita von Theese. Os figurinos lembram roupas de shows de salões franceses do século XIV, época da origem estilística. Era comum cenas em taças gigantes, o que pode ter influenciado as apresentações em Las Vegaas. Um fator que torna relevante o assunto foi o filme de mesmo nome, Burlesque, estrelado pelas cantoras Cher e Christina Aguilera.

Cartaz do filme.

Dita von Theese.

Thesse com um visual burlesco mais recatado

Dita ao lado da famosa taça.
Pin up é uma releitura da moda das décadas de 40 à 60. É característico a inocência misturada com uma leve malícia. Várias adeptas desse estilo tomaram o lugar de armários de guerrilheiros americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Mais famoso que o Burlesque, é mais visto no cotidiano pela identificação maior com a moda atual e melhor adaptação. Várias famosas já usaram visuais de Pin up, como Katy Perry, Beyoncé, e a própria Christina Aguilera.








Vintage é facilmente confundido com Retrô. A diferença é que o primeiro trata-se de uma cópia fiel do estilo e, no segundo,   a peça ganha um toque de determinada época. Sendo que o Vintage é muito ligado as décadas de 20 até 60, enquanto o Retrô refere-se a estilo de no mínimo 20 anos atrás. As divas voltadas para um som mais soul geralmente apresentam-se com visual Retrô, como por exemplo Amy Winehouse, Duffy e Adele. Mas há cantoras pop que também usufruem desse estilo, são exemplos Lily Allen e Pixie Lott.

Visual Vintage.

Vintage também.

Retrô, pois, combina  jeans atual com bata sessentista.

Amy com estilo setentista.

Típico cabelo com traços da década de 60.

Look completo.

Duffy e o estilo dela Retrô.



Adele, outra diva com estilo Retrô.



Lily Allen em diversas fases e tendências Retrô.




Outra cantora também importante para esse estilo, Pixie Lott.


2 comentários: