sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Queridas vilãs, emprestem-me seus figurinos?

-Ó meu Deus! Quem é você?
Perguntou Dorothy.

-Eu sou a Bruxa Boa do Norte.
-Mas as bruxas não são horrorosas?
Disse a garota
-Somente as bruxas malvadas são feiosas e barangas, cara garotinha! Como sou boa, sou linda e esplendorosa!

Dorothy, infelizmente não posso concordar com a Bruxa Boa do Norte. Existem algumas vilãs que possuem figurinos melhores do que os de muitas princesas. Cruella de Vil é um exemplo disso. Em 2000, Gleen Close a interpretou maravilhosamente em 102 Dálmatas. O figurino foi assinado por Anthony Powell e Rosemary Burrows, sendo que eles também fizeram no primeiro filme da série, em live action, em 1996, 101 Dálmatas.  Particularmente, acho maravilhoso o vestido vermelho que ela usa durante um jantar.
Similar à vestimenta de um toureiro, este figurino retrata bem a personalidade de Cruella, pois ela é impiedosa  com os animais, por isso sonha em ter um casaco com pele de dálmatas.

Visual excêntrico, as luvas parecem patas de lagarto.

O famoso vestido vermelho usado durante o jantar.

As peles não poderiam faltar.

Uma roupa de certa forma mais casual.


Já a Feiticeira Branca, Jadis, de As Crônicas de Nárnia, interpretada por Tilda Swinton, assim como Cruella usa casacos de pele e vestido tendendo mais para o clássico. Porém, utiliza-se de cores claras e gélidas, e o figurino é  assinado por Isis Musseden. Recebeu a indicação ao BAFTA 2006, pelas vestimentas.Os penteados dessa vilã chamam atenção pela contemporaneidade, devido a serem feitos com base em dreadlocks.
Detalhe do penteado com base em dreadlocks.

Roupa de batalha.

O vestido branco similar ao gelo e casaco de pele.

Penteado diferente, sem a evidência de dreadlocks.

Foto com detalhe no figurino.

No filme Encantada, a Rainha Narissa atormentou a vida da princesa Giselle. A malvada foi incorporada por Susan Sarandon. As roupas são de típica bruxa malvada de contos infantis, mas são de encher os olhos. Assinado por Mona May.
Visual inteiro do vestido.


Interpretando como uma verdadeira bruxa.

Close no olhar.
Como as últimas três vilãs, a próxima também foi produzida pela Disney Pictures. A Rainha de Copas, de Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton. Vivida por Helena Bonhan Carter, repleta de exageros, é utilizado efeitos especiais para dar mais destaque à personagem. O tamanho da atriz é diminuído e as cores mais avivadas. Criação de Colleen Atwood, foi premiado com Oscar e o BAFTA.
Figurino sem efeito especial.

Já com o efeito, a cabeça dela se torna maior e o corpo de anã.

Cores da maquiagem muito avivadas e vestido rico em detalhes.

Um filme repleto de críticas negativas, devido a ser considerado brega e caricato, foi Batman e Robin de 1997. Mas essa última característica pode ter sido a causa da indicação ao Prêmio Saturno de melhor figurino. Uma Thurman foi caracterizada como Hera Venenosa, uma vilã inteligente e sedutora. Os figurinos são de Ingrid Ferrin e Robert Turturrice. Da série de filmes do homem morcego, considero o da maléfica como um dos melhores.



Outra personagem de Helena Carter, dessa vez a bruxa Bellatrix Lestrange, da série Harry Potter. A própria atriz sugeriu que o figurino fosse de uma personagem para o lado de bela do que apenas uma feiticeira feia e má. Parece que a ideia dela deu certo, em eventos para fãs da saga, muitas garotas preferem se fantasiar de Lestrange do que da bruxa boazinha Hermione. 

Os típicos cabelos cacheados de Bellatrix.

As luvas que vão até o ombro em detalhe.

O vestido um pouco mais colado, valorizando o corpo da atriz.

Avada Kedrava!

Não poderiam faltar, nessa matéria, os figurinos de Miranda Priestly de o Diabo Veste Prada. Editora-chefe da revista Runway, com certeza seria uma das personagens mais elegantes da história do cinema e interpretada pela brilhante Meryl Streep dispensa comentários. Os méritos, porém, vão para Patricia Field, outra que também foi indicada ao Oscar.






Por fim, dois filmes que tem o mesmo conto infantil como base, porém com releituras que creio serem totalmente diferentes, ambos com previsão de lançamento em 2012. Branca de Neve dará lugar para Branca de Neve e o Caçador e Mirror, Mirror. O primeiro terá o mesmo figurinista de Alice no País das Maravilhas, mas nesse filme as roupas parecem mais sombrias, a madrasta má será Charlize Teron. No segundo, uma adaptação da Disney, a personagem má ficará por conta de Julia Roberts.Mirror,Mirror pelo que parece apresentará uma visualidade melhor, e o filme em si teremos que ver para confirmar a qualidade superior em relação ao outro. 

Madrasta de Branca de Neve e o Caçador.

Madrasta de Mirror,Mirror.

Estilo vitoriano marca o vestido vermelho, que lembra um pouco a Rainha de Copas.

Mistura de estilos e belos figurinos prometem marcar o filme. O vestido amarelo têm traços barrocos.









8 comentários:

  1. Achei da Era Venenosa a mais bonitas hehehe devo estar enfeitiçado rsrs
    parabéns pelo blog ,,,,matérias interesantes sugoooiiiiiiiii^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ramom!!! A minha preferida é a Miranda, de o Diabo Veste Prada. XD

      Excluir
  2. Eu adorei os vestidos do novo filme da Branca de Neve - aquele com a Kristen Stewart - e também de "O Diabo Veste Prada". São aqueles momentos em que a desejamos entrar no filme só pra usar aquelas roupas rsrs.
    Bom blog Vanessa, já estou seguindo, até mais.
    http://daquioitentaanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, têm momentos em que dá vontade de entrar no filme só para usar os figurinos...
      Obrigada pela visita Layla!!
      Estou te seguindo também...

      Excluir
  3. Tem realmente umas vilãs com roupas muito bonitas!
    Quando vi "O Diabo veste Prada" pensei exatamente o mesmo da Layla: queria estar no lugar de Andy e poder usar todas as roupas que ela pega da Runaway!
    Realmente todos os vestidos aí escolhidos são lindos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é poder trabalhar em um local como a Runaway, principalmente para poder ganhar aquelas roupas maravilhosas...

      Obrigada pelo comentário, Déia!!!

      Excluir