quinta-feira, 31 de maio de 2012

Reestruturação produtiva

Junto com a Primeira Revolução Industrial, originou-se a substituição do homem por máquinas. Isso é devido à necessidade cada vez maior de produtos serem feitos em pouco tempo. Quando novas tecnologias ganharam força para auxiliar nesse processo, o trabalhador passou a especializar-se em uma única função. A denominação para tal ocorrido foi de reestruturação produtiva.

Todo esse fenômeno citado é exposto no texto de José Dari Krein e Marcelo Weinshaupt Pioni (Transformações do trabalho no capitalismo contemporâneo). Eles mostram o quanto é importante o entendimento desses assuntos para compreender as últimas mudanças no universo do trabalho.

Essas mudanças causaram certos problemas no cenário do trabalho, com o ápice acontecendo na década de 70. O mundo político e econômico estava em crise nessa década e as exigências do mercado sobre o trabalhador aumentaram. Hoje se o funcionário não se adequa as exigências profissionais como horários flexíveis, atualização constante e ser proativo, poderá sofrer o desemprego, um dos grandes problemas sociais da atualidade. 

Cena do filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário