sábado, 20 de setembro de 2014

Um Baile de Máscaras - Giuseppe Verdi

Ficha Técnica 

Direção Musical e Regência: Maestro Marcelo Ramos
Concepção e Direção de Cena: Fernando Bicudo
Cenários: Renato Theobaldo
Figurinos: Elena Toscano
Iluminação: Pedro Pederneiras
Coreografia: Renato Augusto
Direção de Produção: Cláudia Malta





No dia 09 de novembro de 2013, foi realizada a  apresentação da ópera “Um Baile de Máscaras”, criada por Giuseppe Verdi, e relida pela Fundação Clóvis Salgado, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Os textos originais são de Antônio Somma e musicalidade de Verdi. Apresentada pela primeira no Teatro Apollo, em 17 de fevereiro de 1859, Roma. A história é voltada para o assassinato de Gustavo III, rei absolutista sueco, entretanto, a censura da época, levou a personagem principal a chamar-se Ricardo, e o enredo ser ambientado na América. Gustavo III é apaixonado por Amélia, esposa do melhor amigo dele. Uma cigana profetiza que ele será morto por alguém próximo. Em volta da visão dessa mulher, desenrola-se a trama.




O corpo de cantores líricos foi muito bem escolhido, em especial, as cantoras foram impecáveis e muito aplaudidas. A Companhia SESC de Dança, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais deram o toque especial à apresentação.  Com performances muito bem executadas. Renato Theobaldo utilizou grandes painéis para realizar grande parte da cenografia. Já os figurinos da italiana Elena Toscano, refletiam na textura e cor a sina de cada personagem.



Uma obra em três atos e seis cenas. De deslumbrar os olhos e ouvidos. Com final shakespeariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário